Título: Raio de Sol
Autor: Kim Holden
Editora: Planeta
Número de Páginas: 448
Ano de Publicação: 2016

Segredos. Todo mundo tem um. Alguns são maiores que os outros. Alguns, quando revelados, podem curar você...E outros podem acabar com você. 'Faça épico', costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo - não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol. E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor - único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista - ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.

Kate Sedgwick mexeu com meu coração desde as primeiras páginas do livro. Isso é tão raro para mim, que geralmente demoro a me apegar aos personagens, mas que com ela foi amor às primeiras páginas. 

Nunca antes eu tinha me deparado com um personagem tão incrível, forte, carismático, otimista além da realidade, com um coração tão puro e genuíno. Um personagem que soube lidar com as adversidades e tragédias da vida da melhor maneira, sempre tentando ver o melhor de tudo. “Às vezes precisamos ser lembrados de que tudo é importante, o bom e o ruim”. Você pode até me achar exagerada ou que estou sendo clichê, mas provavelmente você ainda não leu a história de Kate, o Raio de Sol. Ela é simplesmente maravilhosa! Sim, eu estou apaixonada por ela. 

“— E por que você chama Kate de “Raio de Sol”? — pergunta Shelly. — Você conhece essa garota? “— 𝐄𝐥𝐚 é 𝐮𝐦 𝐞𝐱𝐞𝐦𝐩𝐥𝐨 𝐝𝐞 𝐩𝐨𝐬𝐢𝐭𝐢𝐯𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞. 𝐄 𝐭𝐨𝐝𝐚 𝐫𝐚𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐬𝐨𝐥. 𝐄𝐥𝐚 𝐧𝐚𝐨 𝐬ó 𝐯ê 𝐨 𝐥𝐚𝐝𝐨 𝐛𝐨𝐦 𝐝𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐢𝐬𝐚𝐬… 𝐞𝐥𝐚 𝐦𝐨𝐫𝐚 𝐥𝐚.”

Gus e Keller fazem parte, também, da cereja do bolo que é esse livro. A autora, além de escrever uma protagonista incrível, soube fazer com maestria simplesmente os melhores personagens possíveis para acompanhar a Kate em sua jornada. E que jornada! 

O livro, Raio de Sol, aborda diversos problemas de aspectos sociais que nos deparamos diariamente, tais como a homofobia, bullying, distúrbios alimentares, deficiências mentais etc. O mais interessante é ver como a Kate lida com todos essas questões, que não necessariamente sejam relacionados à ela, mas que de alguma forma ela sempre tenta ajudar. É simplesmente viciante ver as coisas do ponto de vista dela.

Minha única reclamação sobre o livro é que, até certos momentos, eu ainda não tinha entendido muito bem o que havia acontecido. Sei que faz parte do mistério do livro, então minha reclamação acaba sendo um pouco infundada, mas ao meu ver, foi algo revelado muito depois, que não necessariamente mudaria o rumo da história se tivesse sido revelado antes.

O livro é um clichê dos romances dramáticos, mas que ainda assim consegue conquistar e emocionar qualquer um que se depare com essa história. Vale a pena a leitura para quem é fã de livros que fazem chorar, assim como eu!

Gostou dessa resenha? Conta pra mim!